Um dos mais eficientes métodos de diagnóstico por imagem realizados, a ressonância magnética é um exame que, através da radiologia, tem a capacidade de registrar imagens detalhadas das estruturas cardíacas e dos processos fisiológicos do corpo.
O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo.
O que é a Ressonância Magnética?
Realizada no moderno Centro de Medicina Diagnóstica do Hospital Santa Isabel, a ressonância magnética é um dos mais eficientes métodos de diagnóstico por imagem à disposição.
O equipamento responsável pela realização do exame atua com um campo magnético, e isso requer diversas precauções a serem tomadas antes de sua utilização. O uso de maquiagem ou jóias é proibido.
São diversos os tipos de imagem obtidas através da ressonância magnética. Desde o registro do crânio para uma análise de doenças neurológicas, bem como diagnósticos ortopédicos, cervicais, cardíacos e abdominais, de modo a possibilitar a identificação de tumores, coágulos, traumas e até mesmo doenças degenerativas.
Preparos para a realização da Ressonância Magnética
A realização da ressonância magnética implica em um alguns preparos, sendo eles:
– Evite se alimentar e ingerir líquidos aproximadamente 4h antes do exame.
– É proibido o uso de qualquer objeto metálico (brincos, relógio, piercings, pulseiras etc.) durante o exame, devido ao campo magnético.
– Haverá a necessidade de uso de contraste para obtenção de melhores imagens dependendo do órgão a ser analisado.
– Consulte nossa equipe multiprofissional para melhor detalhar seu preparo antes do exame.
Contraindicações
A ressonância magnética não é indicada a pessoas que possuam implantes eletrônicos (marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo) e também gestantes.
Tipos de Ressonância:
Ressonância Magnética para Articulações: para a articulação dos ossos, cartilagem, ligamentos, tendões e tecidos moles, podendo diagnosticar ruptura de ligamentos e tendões, bursite e tendinite.
Ressonância Magnética para Abdome Superior: problemas relacionados aos órgãos abdominais superiores, possibilita o diagnóstico de obstruções das vias biliares, pedras na vesícula, cálculos renais e até tumores.
Ressonância Magnética do Crânio: pode identificar alterações cerebrais, trombose cerebral (AVC), tumores, inflamações, infecções, Alzheimer, assim como demência.
Ressonância Magnética para Coluna: capta imagens de todos os lados da região da coluna, auxiliando em diagnósticos como hérnia de disco, desvios de coluna, compressão dos nervos, doenças degenerativas e do sistema nervoso central.
Ressonância Magnética de Pelve: indicada para avaliar principalmente os órgãos reprodutores, o aparelho urinário, além de auxiliar na avaliação da próstata e de doenças como endometriose e câncer.
Ressonância Magnética da Face: indicada para auxiliar na identificação de problemas como sinusite, desvio de septo, rinite e outros.
Para marcar exames, ligue para 11 2176-7135.